Escolhendo o curso da Faculdade

Confesso que não sou a pessoa que se decide de forma fácil com relação a essas coisas de faculdade, trabalho.. enfim. Pelo simples motivo delas envolverem o meu futuro tanto profissional, quanto pessoal e tal. Eu já me apaixonei por diversas coisas, e já pensei em trabalhar em todas elas (uma loucura por vez, claro). Já me vi como Fotógrafa, Jornalista, Professora, Maquiadora e mais um milhão de coisas. Mais nenhuma delas me chamaram tanta atenção quando eu pesquisei realmente sobre cada curso. Escolher um curso na faculdade não é tao simples como dizem: "Ah, tem que ser pelo que gosta". Sou um pouco contra esse pensamento, porque no meu caso eu sou a louca das profissões e nem por isso me ajudou. Uma coisa que ajuda muito, mais muito mesmo é responder a um teste vocacional(link no fim do post). Esse dá 14 profissões, e você se apaixona por pelo menos 5 kk, mais ai que começa a escolha: Escolha só as que você gostou ou tem algo parecido contigo. Depois pesquise sobre cada uma delas. As minhas foram Terapia Ocupacional e Publicidade e Propaganda. A primeira eu já conhecia um pouco, e tem relação com meu curso.
Depois disso, fiz uma lista com tudo o que eu gosto ou não, metas financeiras, o que mais combina comigo.. enfim. Resumidas em 5 itens, deu:
1. Tudo o que eu gosto
2. Tudo o que eu odeio (uma palavra forte demais, mais isso ai kk)
3. Os meus planos financeiros (ex.: Se prefiro casa/apê; se quero carro, moto; filhos ou não.. sim, eles estão na lista também)
4. Qual seria o meu gasto se eu tivesse um emprego atualmente
5. O que eu faço de melhor.
O legal da lista é que sua duvida vai embora no mesmo instante, juro! Com a lista pronta, compare as suas profissões com suas metas, gostos e objetivos e (tchanam!) a que se encaixar melhor, é a que te fara feliz! hahaha. Eu penso muito em cursar Publicidade agora.. mais antes pretendo passar um dia de trabalho com alguem que trabalhe nisto, pra eu conhecer mais um pouco. Também é uma dica importante, porque nao vale a pena investir numa faculdade e só depois descobrir que aquele curso é chato e nao compensa todo o esforço trabalhado.
Alguem usa outro método ai? Vamos discutir sobre o assunto!
[Link do Teste Vocacional]

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos